"" Contar histórias: Brincadeiras para crianças

Brincadeiras para crianças

Vamos ver agora 7 atividades lúdicas na educação infantil, todas são simples de fazer e muito divertidas espero que você goste.

 


·        PRIMEIRA ATIVIDADE LÚDICA CHORRO E GATO CEGO
IDADE: 7 anos. Objetivos específicos: Audição, atenção. MATERIAL: Lenços. LOCAL: Sala, quadra, pátio. Formação: círculos. Organização: alunos em círculos que irão dois para o centro; um será o cachorro e outro o gato. Veda-se os olhos de ambos. Execução: toda vez que o cachorro latir o gato miará e o cachorro tentará pega-lo. Se conseguir, irão outros ao centro.
·         2 - QUAL O PERFUME?
IDADE: 9 anos em diante. SEXO: Ambos. Objetivos específicos: Desenvolver o olfato. MATERIAL: Frutas, perfumes, loções, etc. Formação: círculos. Organização: alunos em círculos, sendo que um irá para o centro com olhos vendados. Execução: o professor dará aos alunos do centro algo para cheirar o perfume e dirá: - deverás reconhecer este aroma entre outros que vou te dar. Em seguida dará outras coisas (frutas, alvejante, etc.). Este deverá identificar quando lhe derem para cheirar algo que tenha o mesmo cheiro do primeiro.
·         3 - TOCAR O CEGO
IDADE: Todas. Objetivos específicos: Desenvolvimento-perspectivo. LOCAL: Ar livre, salão. Formação: círculo. Organização: alunos sentados em círculo. Ao centro, um colega de olhos vendados. Execução: um colega do círculo se levantará, tocará o ceguinho e se sentará novamente. Pelos movimentos feitos, o cego tentará adivinhar quem o tocou.
·         4 - COM QUEM ESTARÁ A BOLA?
IDADE: 9 anos. Objetivos específicos: Atenção, perspicácia. MATERIAL: Bola. LOCAL: Pátio, gramado. Formação: círculo. Organização: alunos em círculo, pernas cruzadas, um aluno sentado no centro com olhos vendados. Execução: os companheiros passam a bola entre si e ao sinal do professor coloca as mãos para trás escondendo a bola. O aluno que está no centro, abre os olhos e aponta aquele que imagina estar com a bola. Se errar, repete o jogo.
·         5 - GARRAFA MÁGICA
IDADE: 8 anos em diante. Objetivos específicos: Desenvolver a imaginação. MATERIAL: Uma garrafa. LOCAL: Sala, pátio. Formação: círculo. Organização: os alunos em círculo, o professor no centro. Execução: o professor gira a garrafa no solo e quando esta parar apontará na direção de um aluno. Este deverá ir para o centro e executar uma tarefa determinada pela turma ou professor.
·         6 - COMER A MAÇÃ
IDADE: 9 anos em diante. Objetivos específicos: Controle emocional. MATERIAL: Maçã. LOCAL: Quadra, pátio. Formação: fileiras. Organização: em fileiras, tendo na frente das mesmas, maçãs penduradas. Execução: ao sinal procurar morder a maçã que lhe corresponde, sem segurá-la, dentro de um tempo determinado. Vencerá a fileira que obtiver maior número de pontos, por mordida, ou que morder a maçã primeiro, ou ainda o que comer a maçã primeiro.
·         7 - O CACHORRO E O OSSO

IDADE: 7 anos. Objetivos específicos: Atenção, audição. MATERIAL: Qualquer objeto. LOCAL: pátio, gramado. Formação: círculo. Organização: os alunos em círculos. Um sentado ao centro tendo olhos vendados, que será o cachorro. Perto de si haverá um objeto "o osso". Execução: dado o sinal, o professor indicará um dos alunos no círculo que tentará cautelosamente pegar o osso. Percebendo o ruído, o cachorro latirá e indicará o lado do ruído. Ao acertar a direção o professor indicará outro aluno. Se um conseguir e não for adivinhado se tira as vendas e tenta adivinhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Brincadeiras para crianças

Vamos ver agora 7 atividades lúdicas na educação infantil , todas são simples de fazer e muito divertidas espero que você goste.   ...